Tofu com broa

Tofu com broa

24 Março, 2017 by Gustavo Faria0
tofu-com-broa.jpg?fit=1200%2C789&ssl=1

Primeiro que tudo, este prato com tofu estava delicioso e fazia mesmo lembrar aquela comida do campo. Oh… comidinha da tradição portuguesa, que não tens que ser assim tão má para a saúde… 🙂

Já não comia batatas há muito tempo. Estavam na categoria da carne e do peixe que nunca mais entraram cá em casa. Mas vieram como oferta e entram na categoria do saudável por não terem sido produzidas com químicos, pelo que nesse aspeto, poupamos os sistemas imunitário e endócrino. Por outro lado, aviso já que batatas no forno, especialmente sem pele, têm um índice glicémico muito elevado, pelo que o pâncreas terá de trabalhar umas horas extra para devolver o equilíbrio dos açúcares ao corpo.

Posto isto, como se faz esta maravilha?

É assim:

  1. Lavam-se bem as batatas, se possível todas com casca para evitar mais estragos e conservar algumas das suas melhores propriedades, já que não é um alimento muito interessante. Põem-se num tacho com água fria e leva-se ao lume, deixando ferver vários minutos, naquela antiga técnica de cozinha chamada “entaladela” (na verdade, devíamos dizer “encalidela”, mas estamos aqui a falar da tradição portuguesa! Já que não vamos pôr bacalhau na receita, não é preciso dar cabo das palavras!)
  2. Liga-se o forno a 170ºC.
  3. Pica-se broa de milho com alho e coentros.
  4. Corta-se em cubos: tofu, cogumelos frescos, cebola. Tempera-se com açafrão-das-índias, pimenta preta, alho picado, orégãos e sal e envolve-se em azeite.
  5. Coloca-se este mix de tofu de um lado de uma coisa de ir ao forno e as batatas pre-cozidas do outro.
  6. Cobre-se o mix com a broa e salpica-se de azeite as batatas.
  7. Vai ao forno até a broa ganhar uma corzinha.
  8. Serve-se, por exemplo, em cima de uma cama de feijão, a acompanhar com uma salada de couve branca crua e Biovivos – oh amados biovivos! – ou então, com uma alface acabada de apanhar do quintal!

O que é que é difícil de fazer neste prato? De facto, demora mais tempo no forno do que a preparar tudo o resto.

Para a tradição portuguesa, o único alimento exótico aqui é o tofu. Custa em média 2€ e qualquer coisa o quilograma, e é fácil encontrar em qualquer supermercado daqueles grandes ou então em lojas de produtos bio. É uma boa fonte de proteína e quase todos os que se vendem são de origem biológica. As pessoas que me dizem que não comem soja, porque 90% é trangénica, e que continuam a comer carne, especialmente adquirida em grandes superfícies ou cadeias de fast-food, indiretamente estão a consumir a soja que condenam, pois esta é produzida para alimentar a enorme e asquerosa cadeia de produção animal. Não quero parecer duro demais, mas é mesmo isso.

Se gostam de comida bem portuguesa, é só atar o avental, arregaçar as mangas e pôr mãos à obra! É tão simples que não vos vai deixar mal…


Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Copyright Gustavo Faria 2018. Todos os Direitos Reservados.